Páginas

Ciúme é um sentimento instintivo?

Chega a ser engraçado eu falar sobre isso no post de hoje, mas além de servir para uns, ele serviu para mim hoje.
Animais têm ciúmes? Não. Animais brigam por território, poder. O que é totalmente diferente!
Então, ciúme nos humanos seria isso também? Posse?

Só o ser humano tem, porque pensa muito, é egoísta, quer só para ele, ou sente medo. Ou seja, ciúme é um sentimento que não leva nada a ninguém.
O ciúme é um sentimento comum em todas as relações humanas, seja entre irmãos, amigos, pais e filhos ou namorados.
Mais do que o desejo, o ciúme carrega outra característica, que é chamada de INSEGURANÇA daquele que se sente enciumado. Ainda que nós sejamos capazes de dar ótimos motivos para nossas reações de ciúme, o medo da perda é o item principal. Isso é fácil de constatar em uma amizade abalada pelo ciúme, por exemplo. Lidar com a simples ideia da perda, ainda que essa ideia não passe de uma ilusão construída por nossa insegurança, não é fácil...
Há os que classificam como “owwn que gracinha” e há os que detestam.
Não acho que estimula o casal, nem o relacionamento, nem a amizade, apesar que dizem que um ciuminho é sempre bom. Medo de perder não é bom, nem aqui, nem em lugar nenhum. Então, veja onde está errando.

Ciúme pode ser algum sentimento que não foi bem tratado na infância, como egoísmo, fazer a criança mimar-se demasiadamente, dar menos amor a um filho.
Porque ciúme denota posse. O medo de perder um amigo, um amor ou seja lá o que for, torna a pessoa ciúmenta.
Bom, é assim que eu vejo, um sentimento destrutivo, para ambos os lados.
FAZ MUITO MAL A NOSSA AUTO-ESTIMA.
Nunca pense que o outro vai te abandonar, isso é destrutivo e acaba com tudo (experiência própria). Se a pessoa está com você, é porque gosta então é sempre bom tirar essa hipótese da cabeça.
Não fantasie traições ou qualquer coisa. Não fique imaginando situações onde o outro vai estar, o que poderá fazer de ruim longe de você. Pense, vale a pena sofrer por antecipação? Se a pessoa está com você, não interrogue a todo o momento, onde, como, porque, se demorou 2 minutos a mais. 
Se sentir-se nervoso (a) com a situação, melhor sumir da frente. Converse sobre o que te afeta quando estiver calmo (a). Não vale a pena cenas de ciúmes, é constrangedor para o outro dele (a) pensar sim, em desistir de você, e se você tinha algum plano com a pessoa, boa parte dele vai por água abaixo. E nem diga que você faz isso porque sofreu no passado, porque parece que você é uma pessoa que procura no outros erros pra justificar seu sofrimento, ou seja, não vai gostar de quem gosta de você nunca. Como disse antes, fale com a pessoa que você gosta, esclareça, muitas vezes só de conversar você já tira esse fantasma da sua mente. E nem culpe os outros pelo que você sente, porque muitas vezes, o ciúme é uma doença. E quando você sentir que faz muito mal o que sente, converse com um amigo, desabafe e, se for o caso, procure ajuda e vai se tratar doença.

Ciúme é inerente ao ser humano. Mas fazer desse sentimento um meio de vida ou algo que acabe com a sua saúde, não.

Nenhum comentário: