Páginas

Cazuza - O Tempo Não Para

Cazuza
Hoje é dia de ressucitar um cantor que contribuiu muito na música Brasileira. Hoje é dia de falar sobre o Agenor de Miranda Araújo Neto ou para os mais íntimos, Cazuza.
Cazuza tornou-se um dos ícones da música brasileira na década de 80 com músicas como Exagerado, Codinome Beija-Flor, Ideologia, Brasil, Faz Parte Do Meu Show, O Tempo Não Pára e O Nosso Amor A Gente Inventa. Jovem, ficou conhecido por ser polemico e por declarar em entrevistas ser bisexual e futuramente a descoberta de que era soropositivo.Cazuza entrou para o Barão Vermelho compondo músicas ao lado de Roberto Frejat (ou simplesmente Frejat) em 1982. Ao lado do Barão Vermelho, pode-se destacar músicas como Bilhetinho Azul, Ponto Fraco, Down em mim e a famosa e eterna Todo amor que houver nessa vida, regravada por diversos artistas como Cassia Eller e Nando Reis. Em 1985, depois de uma gravação em estúdio, Cazuza abandonou o Barão Vermelho para seguir carreira solo.  


Em 07 de Julho de 1990, Cazuza faleceu aos 32 anos de idade devido a um choque séptico, consequencia da Aids e mais de mil pessoas compareceram ao seu enterro, incluindo os integrantes do Barão Vermelho.Em apenas 9 anos de carreira, Cazuza nos deixou um acervo de 126 músicas gravadas, 78 inéditas e 34 para outros intérpretes. Depois de Renato Russo e Raul Seixas, Cazuza é considerado uma das melhores vozes damúsica brasileira.

Curiosidades:

- Após o falecimento de Cazuza, foi fundada a Sociedade Viva Cazuza, que tem como fim, ajudar crianças portadoras do virus da Aids.- Em 1999, a gravadora Som Livre realizou o show Tributo a Cazuza. Vários artistas estiveram no evento incluindo o grupo Barão Vermelho. Posteriormente o show virou um CD e DVD.- Em 2000, Rodrigo Pitta realizou o musical Casas de Cazuza, baseado nas canções do mestre. - Em 2004 foi lançado a biografia Cazuza - O tempo não para, da autora Sandra Wernek. Filme esse visto por mais da metade do Brasil e que também rendeu um prêmio ao ator Daniel Oliveira.



Cazuza - O tempo não para


Cazuza canta a música Brasil ao lado de Gal Costa


Faz Parte do Meu Show - Cazuza


"Nunca tive medo de me mostrar. Você pode ficar escondido em casa, protegido pelas paredes. Mas você tá vivo, e essa vida é pra se mostrar. Esse é o meu espetáculo. Só quem se mostra se encontra. Por mais que se perca no caminho."
Cazuza

Nenhum comentário: